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O que são doshas? Ayurveda de acordo com o seu perfil

por Arantxa Morales outubro 25, 2019

O que são doshas? Ayurveda de acordo com o seu perfil

O que são doshas? Ayurveda de acordo com o seu perfil

Já vimos por aqui que os 5 elementos compõem tudo o que existe no universo - inclusive a gente! E são combinações diferentes desses elementos que são conhecidos como doshas. Cada um deles (Vata, Pitta e Kapha) tem suas características próprias e somos também uma combinação entres eles - lembrando, claro, que como todos os seres vivos estamos sempre em transformação. 

Cada um dos elementos se relaciona com funções diferentes do nosso corpo (lembra do agni digestivo? Super elemento fogo, por exemplo) e nossa constituição física também é consequência dessa combinação. Mas importante: a nossa constituição não “É” um dosha, já que todos estão presentes na gente, em maior ou menor proporção. Entender o seu momento atual e que dosha ou combinação de elementos pode estar mais presente na sua vida hoje pode te ajudar - e muito! - a tratar desequilíbrios.

Vamos falar sobre cada dosha, mas antes de se prender à teoria, se observe: que relações você encontra entre os elementos e o seu corpo? Quais órgãos você diria que estão relacionados mais à água, a terra ou ao fogo, por exemplo? 

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VATA

Sabe aquela sua amiga que fala a mil por hora? Ou aquela que tá sempre com a cabeça na lua, pulando de uma ideia pra outra? É entendendo o dosha VATA que ela pode se sentir mais equilibrada: pra Ayurveda, a combinação de éter (espaço) e ar é responsável por tudo o que é relacionado com leveza e movimento no nosso corpo - e fora dele também.

Vale reforçar mais uma vez que os doshas não são perfis fixos: se você está com dificuldade de se concentrar, muito agitada ou simplesmente estressada, pode ser a hora de tratar um desequilíbrio de VATA, mesmo que sua constituição não seja a clássica deste perfil (bem magra, ossos finos e pele mais seca, por exemplo). Inclusive tá aí algo interessante: muitos dizem que nossa sociedade hiper-conectada e com excesso de informações sofre justo com um desequilíbrio de VATA. Faz sentido, né?

Se VATA é um mix de ar (seco, frio, ágil) e éter (leve, sutil e muito expansivo), é o oposto disso o que devemos buscar na nossa alimentação pra balancear nosso corpo e mente:

Alimentos mais densos: estamos falando de legumes e verduras como abóbora, batata doce, abacate e leguminosas. Este “peso” na medida certa acalma nosso sistema nervoso e vale até pros mais leves: um espinafre é mais denso que um alface, certo? desde que seja algo que você possa digerir bem, pode ser aplicado em todas as categorias de alimentos.

Consistência: cremosa e hidratada (com água e óleos saudáveis), como pastas, cremes e sopas. Hummus, batata amassadinha com azeite ou sopa de lentilhas são bons exemplos.

Temperatura: quente ou pelo menos ambiente para equilibrar o frio dos 2 elementos e garantir um agni (vulgo fogo digestivo) ativo.

Sabores: salgado, azedo e doce - natural sempre! O açúcar refinado ou em produtos industrializados causa o efeito contrário, tá?

Especiarias: noz moscada, canela e cúrcuma são bons exemplos de plantas que tem forte conexão com a terra e vão ajudar a baixar essa energia dispersa. As ervas digestivas também são fundamentais nestes momentos, já que o nosso agni costuma estar bem debilitado.

O que mais você quer saber sobre o dosha VATA? Estamos sempre respondendo à estas perguntas aqui.

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KAPHA

Sabe quando você sente o corpo pesado e não tem forças pra dar meio passo? Ou com a mente estagnada, comendo mais do que o normal e pensando em dormir por horas e horas? Essa tendência (quem nunca?) tem nome e sobrenome pra Ayurveda: desequilíbrio de Kapha.

Kapha é beeem diferente de Vata: responsável por estrutura (física e mental) e criação de tecidos no corpo, é o dosha que mais sofre com o nosso estilo de vida - sedentário, com muito açúcar, gordura e industrializados. Se você sente que ganha peso mais fácil (e rápido!) que as suas amigas, é pra ele que você tem que olhar.

Quando Kapha é predominante no seu prakriti (composição de doshas no momento do nascimento), a estrutura óssea, muscular e de tecidos em geral é mais robusta - e aí a atenção ao movimento (run, chica, run!), estímulos e limpeza de dentro pra fora deve ser ainda maior. Inclusive (com orientação, tá?) jejuns mais prolongados podem ser bons.

Na prática: se Kapha é um misto de 2 elementos pesados e nada sutis, o que a gente precisa é de:

Alimentos leves: folhas, ervas e vegetais com menor quantidade de carboidratos - uma abobrinha é mais leve que uma batata, certo?

Textura sequinha: com o elemento água muito presente, secar é fundamental. Um jeito fácil de adaptar preparações é escolher o forno (calor seco!) pra cozinhar. O crocante também é bem vindo. Alimentos crus podem ser interessantes no almoço, já que a digestão nesse horário é muito mais fácil.

Temperatura ambiente ou quente: assim como Vata, Kapha precisa de um esforcinho pra fugir dos frios.

Sabores: picante (esquenta e mobiliza), amargo (seca!) e adstringente (limpa!). O salgado, que estimula o apetite, e o doce, pesado e rico em carboidratos, só em pouquíssima quantidade.

Especiarias: os temperos em geral ajudam Kapha, exceto o sal. Água com gengibre seco ao longo do dia e misturas com pimenta e cúrcuma podem intensificar a queima de gordura.

Dica: café (fraquinho, amargo e sem exageros!) pode ter um papel aqui.

Sementes:estrelas para esse dosha! Com uma carga de energia fortíssima (já pensou o que nasce dali?) tem o elemento ar bem presente - super importante pra sutilizar em todos os sentidos.

O que mais você quer saber sobre o dosha KAPHA? Estamos sempre respondendo à estas perguntas aqui.

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PITTA

Sabe aquela sua amiga toda atleta que tem um apetite de leão? Ou aquelas fases em que você tá com os nervos a flor da pele, aqueeela dosezinha de impaciência e sente tudo com muito mais intensidade? Pra Ayurveda, essas são características clássicas de Pitta.

90% elemento fogo, é de transformação (e v-i-d-a!) que estamos falando. É esse o dosha responsável por quando estamos empolgados com algo - um projeto, um relacionamento - e dá pra gente energia pra mexer os pauzinhos e concretizar qualquer coisa. É aquela sensação de querer (e poder!) engolir o mundo, sabe? 

Apesar de fundamental, em desequilíbrio Pitta pode causar estragos: nossos momentos de irritabilidade e explosão também vem daí. E sintomas como acne, dor de cabeça e queimação podem surgir. E claro: qualquer tipo de inflamação tá relacionada com esse excesso de fogo.

Digestão em geral não é um problema: são fases da vida ou perfis de pessoas com o metabolismo acelerado e que podem comer bem sem muita dificuldade. Isso facilita muito planejar a alimentação - já que já vimos que nosso agni digestivo é premissa pra saúde - mas pra controlar um desequilíbrio de Pitta também precisamos dar lá nossos pulinhos, tá?

Alimentos frescos: vegetais, crus em geral e muito verde natural!

Sabores: doce, amargo e adstringente acalmam Pitta. Muito (!) cuidado principalmente com picante e salgado, que estimulam em excesso.

Textura: seca e pesada, acalmando essa agitação toda. Os fritos intensificam #Pitta!

Temperatura: pra apagar um pouquinho desse fogo, tudo fresco ou em temperatura ambiente funciona melhor. Lembrando que os gelados não são recomendados pela #ayurveda pra nenhum perfil.

Cuidados especiais:
Café, álcool e tudo que pode gerar estímulo (ou vício) - característica-chave desse perfil.
Apesar de conseguir digerir bem, carnes são alimentos que geram mais calor - e todos os comportamentos que citamos aí em cima relacionados à ele, como raiva, competitividade, etc.
Sementes são ricas no elemento éter, que sutiliza e ajuda muito esse perfil.
Temperos mais adocicados são recomendados: noz moscada, canela e erva doce podem ser interessantes.

E vamos lá: depois de tanto falarmos sobre os doshas da Ayurveda por aqui, você deve estar se perguntando “o que eu SOU?”, “Qual é o MEU dosha”? É, pode ser muito confuso. E a gente tem uma (boa!) notícia pra te dar: você não precisa identificar o que você É, mas sim como você ESTÁ.

Um especialista sempre pode te ajudar a descobrir sua combinação de doshas ao nascer (que aliás, pode ser bem equilibrada entre os 3, viu?), o nosso prakriti. Mas nossa dica é simples, prática e de repente mais eficaz: se observe hoje. É o seu estado físico, mental e até espiritual do presente que vai definir seu próximo passo – seja de alimentação, rotina ou atitude.

É verdade que ajuda bastante identificar à sua composição como essência: o seu desequilíbrio de hoje com certeza é influenciado por isso. Um exemplo simples: imagine uma pessoa naturalmente beeem magra, com ossos finos e longos – um típico Vata. A chance de ela sofrer com ganho de peso, retenção de líquidos ou mesmo letargia mental (típicos de Kapha) é mais baixa. Já uma pessoa que tem o dosha dominante Kapha sempre vai ter um pouquinho mais de dificuldade em equilibrar estes pontos específicos. E isso vale pra todas as constituições: uma pessoa mais Vatapode ser super saudável, mas vai precisar tomar mais cuidado com osteoporose, por exemplo. E um Pittapode levar uma vida calma e tranquila, mas vai precisar de um contexto favorável - e de repente muita meditação! - pra isso.

Mas se apegar a sua constituição física ou comportamentos pontuais pode não ser tão útil no dia a dia, já que estamos sem-pre mudando e sofrendo (e não pouco) com influências externas. Ó que interessante: já parou pra pensar que estamos vivendo em uma era super Vata? Excesso de informação, estímulos mentais, ansiedade crônica... mesmo os mais Kapha sofrem com tudo isso – é inevitável. Por isso a nossa sugestão é essa: se observe no dia de hoje, vivendo 100% o presente.

O que mais você quer saber sobre o dosha PITTA? Estamos sempre respondendo à estas perguntas aqui.


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