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Saúde

O efeito de cada sabor na sua saúde

por Arantxa Morales

5 meses atrás


Saúde

O efeito de cada sabor na sua saúde

por Arantxa Morales

5 meses atrás

O efeito de cada sabor na sua saúde

Você já ouviu falar que a digestão começa na boca, né? A gente explica: a experiência que a língua tem ao entrar em contato com a comida gera uma atividade super intensa no cérebro, que recebe informações importantes sobre as características dos alimentos só pelos sabores. Por que esse 1º contato é tão fundamental? Porque é a partir dele que o cérebro produz hormônios e substâncias avisando o resto do corpo o que é preciso fazer. 

Quer entender o efeito de cada sabor pra Ayurveda

batata doce.png

Doce: a sensação é de plenitude. Não é à toa que muitas vezes só depois de uma sobremesa nos sentimos 100% satisfeitos. Como pra Ayurveda sobremesas não são recomendadas (pois é: atrapalham beeem a digestão), esse sabor deve estar presente no próprio prato (com a batata doce ou num molho agridoce natural, por ex) ou como uma refeição: um mamão docinho como café da manhã é uma ideia.

 

Salgado: super expansivo, aumenta o apetite e faz tudo ficar mais intenso. Em excesso, pode dar a sensação de insatisfação sem fim, de que nada é o suficiente - seja comida ou mesmo experiências.

limao.png

 

Ácido: aperitivo e digestivo, super interessante para Vata. Responsável pelos ácidos gástricos do estômago – ou seja, fundamental pra digestão! Cítricos são ótimas fontes de acidez.

gengibre bola.png

 

Picante: muuuito estimulante! Mobiliza tudo - inclusive emoções reprimidas - e limpa canais. Cuidado com o excesso: pode ser irritante (física e mentalmente) e reduzir a umidade natural do corpo. Além da pimenta, este sabor está em alimentos como gengibre também. 

COUVE.png

 

Amargo: um dos sabores mais importantes e que menos consumimos. Muito ligado ao fígado (que a gente costuma sobrecarregar), ajuda a acalmar a sensação de “preciso disso pra ser feliz!” e ajuda a gente a se sentir mais satisfeita com o que temos hoje - no prato e na vida. Presente na couve ou o brócolis.

caju bola2.png

 

Adstringente: sabe aquela sensação nos cantinhos da boca quando comemos caju? É isso! Ótimo pra reduzir gordura corporal: tem ação (literalmente!) secante. Gera um movimento mais fechado, introvertido, também necessário nessa sociedade cheeeia de estímulos. Caju e maçã tem sabor adstringente, sabia?

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