FRETE GRÁTIS ACIMA DE R$199🚀

Ervas Super Poderosas: Ayuverda e seus remedinhos naturais

outubro 25, 2019

Ervas super poderosas: Ayurveda e seus remedinhos naturais

Sabe aquela sua amiga que tem um remedinho natural pra tudo? A nossa é a @bruna.cava, que faz questão de usar plantas e especiarias nas suas receitas especialmente pra garantir uma digestão 100% - a chave da nossa saúde, lembra? E contamos um pouco sobre os nosso favoritos:

Gengibre: uma raiz super anti-inflamatória que também pode ser usada em pó. Ativa muito o fogo digestivo, que é nossa capacidade de digerir os alimentos, além de potencializar todo o processo. Também melhora a absorção dos nutrientes no intestino e é suuuper antioxidante - e claro, muito fácil de encontrar por aí.

Cardamomo: um queridinho nosso! Muito, muito versátil: vai em sobremesas, pratos salgados de todos os tipos, chás e bebidas. Para o Ayurveda é um super mobilizador de energia, com uma ação interna mais picante - que também tonifica muito o processo digestivo, preparando nosso corpo para trabalhar bem o alimento. Super aliado para acabar com os gases e também tem ação expectorante. Importante: comemos só as sementinhas, tá? Você vai ver que ele vem em uma casquinha: uma embalagem natural perfeita!

Cúrcuma: uma super, super especiaria! A mais recomendada pela Bruna - chamada de “rainha das especiarias” para muitos especialistas - por ser super completa: antioxidante, anti-inflamatória, um antibiótico natural e mega digestiva - sim, tudo isso! Também é uma raiz, mas é mais comum acharmos em formato pó. Fortalece muito o sistema imunológico - é literalmente uma explosão de vida! E como é super poderosa, a pontinha de uma colher pequena basta.

A gente também dividiu com a Obvious algumas super receitas específicas de chás pra qualquer momento do dia (ou da vida!). E compartilhamos todas elas aqui (e outras novinhas em folha!). Vê só:

 

Pra dormir super bem

A verdade é que aqui não precisamos de um mix super mirabolante. Fazendo a escolha certa, 1 ervinha basta! Nossas preferidas? São mais simples do que você imagina:

  1. Lavanda: não só te ajuda a pegar no sono (é um sedativo natural!), como melhora a qualidade dele. E acredite: tem um cheirinho especial.

  2. Camomila: uma das melhoras ervas para combater o stress e ansiedade e poder relaxaaar depois daquele dia punk. Nossas avós estavam certíssimas ☺

Ah, importantíssimo: cuidado com a quantidade de água nos chás noturnos, tá? Aquela levantadinha pra ir no banheiro pode te deixar mais ligada do que você gostaria.

 

Aquele boost de energia

1. Gengibre, pimenta negra e cúrcuma

Cúrcuma: a mais mais das ervinhas, mobiliza energia como nenhuma outra. Só uma pitadinha já garante um bom dia potente!

Gengibre & Pimenta negra: fazem a diferença na absorção dos princípios ativos de toda a mescla e estimulam a digestão. Aliás, você sabia que o sabor picante por si só já tem efeito no nosso corpo? Faz tudo fluir rapidinho por aí. Quer mais?

Um pouquinho de chá verde (nesse mesmo mix) também vai bem aqui (alô, matchá!). 

Só cuidado com o jejum, ok? Neste caso melhor como parte de um café da manhã completo.

 

2. Quer uma receita power pra aquecer o corpo e fazer toda essa energia se mexer no seu corpitcho?

Esse chai da @bruna.cava é especial:

1L leite vegetal

2cm de gengibre pelado e cortado em pedaços pequenos

1 rama de canela

4 cravos

1 petalinha de anis estrelado

¼ col pequena de feno grego

1 col pequena de sementes de erva doce

5 cardamomos (sementes)

5 bolinhas de pimenta negra

(Não achou todos os ingredientes? Tudo certo. faça com o que tiver e quiser!)

Misturar os ingredientes em uma panela e esquentar até ferver. Baixar o fogo e deixar por pelo menos 15 minutinhos ali. Você pode deixar na geladeira por até 3 dias, mas o ideal é tomar quentinho ou em temperatura ambiente. Coe antes de tomar.

Não teve jeito - a bateria acabou e vai ter que apelar pro velho cafézinho? Incluir um pouquinho de noz moscada ou canela faz diferença. Segundo a Ayurveda, essas ervas com perfil terroso ajudam a equilibrar o efeito do café no sistema nervoso, super estimulado pela cafeína.

 

Atchim! Chega pra lá, gripe!

O clássico limão, gengibre e mel é uma das mais potentes fórmulas pra esses dias tão chatinhos.

Quer deixa-la ainda mais power?

+ pólen: com perfil nutricional hiper completo, esse grãozinho amarelo tem uma variedade impressionante de micronutrientes fundamentais pra combater qualquer derrubada

+ cúrcuma: nossa especiaria preferida é super ANTI: inflamatória, bacteriana e viral.

Digestão: a chave do bom humor!

A verdade é que muuuita coisa afeta nosso humor, mas as ervas podem ajudar sim: existe uma super conexão entre a saúde da nossa flora intestinal e a produção de hormônios relacionados com o bem estar. A Ayurveda fala disso há mais de 5 mil (!) anos e chegou a hora da ciência explorar tudo isso. O ponto é simples: uma boa digestão é premissa pra nossa cabecinha estar 100%.

  1. Cardamomo + gengibre: super combinação pra ativar a digestão e deixar o corpo prontinho pra receber (e processar bem!) os alimentos. Um boost de Pitta e “Agni” (= fogo digestivo) de acordo com a Ayurveda.

  2. Hortelã: esse clássico não podia faltar! Tem uma energia mais fria e pode acalmar um fogo digestivo muito intenso, contribuindo com a digestão de um jeito diferente, mas não menos interessante.

     

Suaaave detox

Exagerou na comida, no álcool ooou no fim de semana todo? Quem sofre pra fazer o famoso detox é seu fígado. Pois é, essa coisa de alimento detox não é beeem assim: quem faz o trabalho duro na verdade é ele. E o que fazer quando o estrago tá feito? Simplesmente dar aquela mãozinha pra ele terminar seu processo muito bem, obrigada.

Dente de leão: essa erva prebiótica (cheia de fibras!) e nutritiva, tem uma ação suave que ajuda o fígado a limpar e deixar ir tudo aquilo que não serve pra você – em todos os sentidos.


Deixe um comentário

Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.