arrow-right cart chevron-down chevron-left chevron-right chevron-up close menu minus play plus search share user email pinterest facebook instagram snapchat tumblr twitter vimeo youtube subscribe dogecoin dwolla forbrugsforeningen litecoin amazon_payments american_express bitcoin cirrus discover fancy interac jcb master paypal stripe visa diners_club dankort maestro trash World

Saúde

3 dicas pra começar a fazer o seu #mealprep

por holistix-store Admin

5 meses atrás


Saúde

3 dicas pra começar a fazer o seu #mealprep

por holistix-store Admin

5 meses atrás

3 dicas pra começar a fazer o seu #mealprep

Sabia que dá pra ter comida de verdade na sua rotina todos os dias sem precisar cozinhar a cada refeição? Não, não é feitiçaria. Nem tecnologia. É uma forma de dar check com praticidade (e gastando pouco!) no item “incluir comidasaudável na rotina”.

Meal Prep é o nome que a internet deu pra esse esquema de organizar a preparação da comida da semana toda de uma vez. O nome gringo facilita na hora de encontrar um monte de receitas e cardápios (é só usar a hashtag #mealprep), mas não significa que é algo de outro planeta, pelo contrário.

A expert em nutrição (e organização!) Tatiana Barão ajudou a gente a montar essa lista com algumas dicas pra facilitar a organização do seu preparo. Confere aqui porque dica da nutri é dica da nutri né?

#1: ORGANIZAÇÃO

Pra preparar a comida da semana inteirinha em poucas horas o segredo é o planejamento. Você só vai passar de fato 2 ou 3 horas cozinhando se tiver feito uma lista de compras bem feita. Pra isso, pense em quais receitas você quer fazer antes de ir ao mercado. Assim você não corre o risco de faltar alguma coisa na hora de cozinhar.

Durante o preparo, quanto mais etapas você fizer em blocos, mais rápido e fácil o processo vai ficar. Lavar e cortar todos os ingredientes de de uma vez ajuda muito, por exemplo. Busque deixar todos os utensílios que você for precisar já por perto e os potinhos onde vai guardar já prontos.

#2 ESCOLHAS

Na hora de pensar no cardápio, é super importante pensar no equilíbrio entre as receitas. Pra isso, tente incluir no seu cardápio, pelo menos:

  • 1 fonte de carboidratos: arroz, batata doce, inhame, mandioca, abóbora, quinoa, etc.

  • 1 fonte de proteínas vegetais: feijão (explore os diferentes tipo), lentilha, ervilha, grão de bico, soja, tofu, etc.

  • 3 tipos diferentes de hortaliças: cenoura, beterraba, couve, vagem, brócolis, couve-flor, etc. Quanto mais variado, melhor.

  • 1 ou mais tipos de sementes ou castanhas: linhaça, chia, gergelim, girassol, abóbora, castanha-do-pará, castanha-de-caju, etc.

As quantidades que você vai cozinhar de cada item vão variar de acordo com a quantidade de pessoas que vão comer e o número de refeições que você espera fazer. A Nathalia Simões, co-fundadora da Holistix, prepara toda a comida da filha (e conta tudo nesse vídeo) e de quebra mais alguns preparos pra família toda, por exemplo.

Pra chegar no número que funcione pra você, faça as contas de quantas refeições você espera fazer. Se forem só almoços, de segunda a sexta, são 5. Se for almoço todos os dias e jantares das segundas e quartas, 7. E assim por diante.

Depois, multiplique o número de refeições pela quantidade de pessoas que vão comer e você vai saber quantas porções de cada comida precisa ter prontas. Vamos supor que sejam 5 refeições, pra 2 pessoas: são 10 porções. A partir daí é só fazer as receitas pra essa quantidade de porções. Se você quiser (e puder) dar uma variada, vale fazer 5 porções de um tipo de carboidrato e 5 porções de outro, por exemplo.

#3 CRIATIVIDADE

Use e abuse das texturas. Que tal fazer o mesmo ingrediente com diferentes preparos? Cru, cozido, assado? Fazer tudo idêntico é mais fácil, mas se você criar combinações diferentes de preparações com os mesmos itens, não vai enjoar tão fácil. Também vale variar nos temperos. Uma dica boa é preparar uma grande quantidade de um alimento sem tanto tempero e deixar pra adicionar sabores diferentes quando for esquentar na hora da refeição.

E claro, você também pode variar entre as semanas para compensar caso não consiga pensar nessas pequenas variações logo de cara.

DICA BÔNUS HOLISTIX

Pra gente, o que ajuda MUITO é buscar INSPIRAÇÃO em outras mulheres que também estão buscando colocar em prática essa ideia que coloca mais saúde e diversidade no prato sem comprometer muitas horas do tempo livre. A Flavia Machioni, por exemplo, é expert no #mealprep:

“Para um estilo de vida saudável e equilibrado, a alimentação é peça chave! Com nossas rotinas corridas, quem não se organiza e planeja, acaba ficando à mercê de opções pouco nutritivas ou tem que ficar naquela mesmice sem graça de peito de frango pálido, salada e arroz integral”.

No perfil da Flavia dá pra encontrar um mooonte de #receitas e ideias pra fazer essa preparação semanal. AND dá pra assinar o #mealprepdafla pra receber receitas de um jeito ainda mais personalizado - olha que legal!

E você? Costuma se organizar pra preparar a comida da sua semana? Como você faz? Conta pra gente por aqui pra gente aprender juntas!

0 comentários


Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados

Seu Carrinho