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Intestino preso: quem nunca? ūüí©

por Nicole Vendramini

3 semanas atr√°s


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Intestino preso: quem nunca? ūüí©

por Nicole Vendramini

3 semanas atr√°s

Intestino preso: quem nunca? ūüí©

Fazer coc√ī √© o nosso detox mais importante!

D√° pra acreditar que coc√ī ainda √© tabu? Pois bem: precisamos falar sobre isso! Porque ele pode ser um sinal de que o seu corpo est√° funcionando bem ‚Äď ou n√£o. A frequ√™ncia e o aspecto do seu coc√ī podem dizer muito sobre a sua sa√ļde! Por isso, nossa holischica Nicole embarcou em um desafio montado pela¬†Tati Ayurveda,¬†que √© superexpert no tema e obcecada por coc√ī, de 7 dias e uma combina√ß√£o de h√°bitos: alimenta√ß√£o, exerc√≠cio f√≠sico/movimento e rotina/hor√°rios. A gente contou tudo l√° nos destaques do nosso insta, maaaas temos um resumo bom a seguir. Vem!

Primeiro de tudo:

Evacuar de 1 a 3 vezes/dia √© visto como o saud√°vel e "normal" biologicamente falando. A tr√≠ade √°gua + fibras + exerc√≠cio √© B√Ā-SI-CA aqui. Mas, se assim como para Nicole, n√£o √© o suficiente pra voc√™, a vis√£o da Ayurveda pode ajudar. Ela d√° uma import√Ęncia brutal na digest√£o ‚Äď premissa pra sa√ļde! ‚Äď e consegue olhar para o indiv√≠duo de um jeito mais ‚Äúpersonalizado‚ÄĚ, identificando o desequil√≠brio atual e seu dosha (esse "tipo" que √© definido por uma combina√ß√£o de coisas na medicina indiana).¬†¬†

O DESAFIO

A Ni apresentava um desequilíbrio do dosha Vata (que é o mais comum nas pessoas com problemas de constipação). Horários variados, estresse e excesso de atividades encavaladas imperam na rotina dela. Então a Tati sugeriu um desafio baseado em alguns pilares:

 

Hor√°rios & Atividades: A CHAVE do desafio

 - Priorizar MESMO: retirar da frente tarefas que seriam legais de fazer, mas tomam tempo e não são fundamentais;

- Abrir espa√ßo para o corpo sair do estado de ‚Äúperigo‚ÄĚ que o estresse causa, travando tudo: digest√£o, movimentos naturais do intestino, etc.

 

 

Plantinhas amigas para tonificar a digest√£o:

- Chás (principalmente erva-doce) o dia todo, parando apenas 1h antes da refeição;
- Especiarias em todas as prepara√ß√Ķes: a¬†c√ļrcuma¬†aqui √© estrela, super aliada da digest√£o. O cardamomo, o gengibre e a canela tamb√©m ajudam nesse processo e podem ser consumidos separados ou em um mix completo, que potencializa os efeitos de cada ingrediente.

 

 

Menos refei√ß√Ķes ao longo do dia:

- √Č importante deixar o corpo fazer o trabalho completo de digest√£o antes da refei√ß√£o seguinte, ent√£o o sentimento de fome (real, f√≠sica!) foi o que guiou o processo;
- Quantidade √© importante: comer menos vezes n√£o significa comer menos. A dica foi comer quantidades maiores (por√©m respeitando sempre a sensa√ß√£o de saciedade e fome real), principalmente no almo√ßo, e dar um sossego pra digest√£o no caf√© da manh√£ e jantar com refei√ß√Ķes mais leves.

 

 

Texturas √ļmidas, oleosas e cremosas:

- √Āgua morna + √≥leos naturais (de coco, por exemplo) para soltar o que poderia estar ressecado por dentro. A quantidade e o tipo de √≥leo depende do Dosha da pessoa e seu Agni, poder digestivo;
- A ingestão de fibras é importante, mas o corpo precisa estar preparado para digeri-las para que tenham efeito. No caso do desequilíbrio da Nicole, priorizar alimentos cozidos e evitar (MESMO!) alimentos crus foi a chave para recuperar sua capacidade de digestão, premissa para qualquer processo;
- Café da manhã e jantar super fáceis de digerir: Golden Mix com leite vegetal morno e sopas cremosas, nutritivas, consumidas com bastante azeite e especiarias à noite são o respiro que o nosso corpo (muitas vezes!) precisa!

 

FINALMENTE, O RESULTADO


Organização é TUDO

‚ÄúEu n√£o teria conseguido fazer nada sem os registros di√°rios do que estava rolando. S√≥ assim consegui ver a real evolu√ß√£o e fazer rela√ß√Ķes entre o que eu fazia, comia e o resultado no banheiro‚ÄĚ. A Nicole usou o planner semanal Holistix (baixe gr√°tis aqui) pra isso.¬†

‚ÄúE foi BEM mais pr√°tico do que eu imaginei. Mais do que minha alimenta√ß√£o normal, inclusive. Como preparava os legumes de uma vez a cada 2 ou 3 dias, a verdade √© que eu ganhei tempo. E o¬†Golden Mix¬†foi mega curinga: no caf√© da manh√£ (no leite vegetal ou vitaminas) e como tempero das sopas e pur√™s - que estavam em to-das as refei√ß√Ķes", conta Nicole.¬†

 


Melhoria da digest√£o como um todo

Ni se sentiu muito mais leve na hora de dormir e teve um sono de muita qualidade.¬†‚ÄúEu n√£o ia dormir pesada de comida e acordava mais disposta pra fazer yoga mesmo sem comer nada antes. E ficar s√≥ nos l√≠quidos de manh√£ fez muita diferen√ßa na digest√£o p√≥s-almo√ßo, que sempre foi complicada‚ÄĚ.


Projeto pra vida toda: o efeito não é imediato e é preciso mantener

‚ÄúDemorei uns 3 dias pra sentir alguma diferen√ßa na minha evacua√ß√£o e em 1 final de semana que sa√≠ da rotina, voltei √† estaca zero, ent√£o precisei come√ßar tudo de novo. Mas tamb√©m entendi que depois de anos dando trabalho pro meu corpo, vou precisar de muuuita consist√™ncia pra resolver minha constipa√ß√£o de vez‚ÄĚ.

 

A li√ß√£o que fica pra gente aqui √©: precisamos olhar para o coc√ī e sim, constipa√ß√£o tem jeito! Consci√™ncia √© o primeiro passo pra chegar l√°! Curtiu o nosso conte√ļdo? Na sexta-feira, 6, tem live¬†no insta¬†com a Tati falando sobre o desafio do coc√ī! Vai l√°!¬†
 

Importante: essa pauta foi desenvolvida por um especialista de acordo com as necessidades individuais da Nicole, ou seja, n√£o √© v√°lido para todos. Esse conte√ļdo foi desenvolvido para informar, inspirar e compartilhar uma experi√™ncia real, mas antes de seguir qualquer pauta, consulte um especialista de sua confian√ßa.

 

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