Por Laura Loyola
Você sabia que durante a noite, enquanto dormimos, nosso corpo elimina toxinas através da língua? Ao acordar, encontramos uma capinha branca no órgão (pode conferir!). A limpeza com a escova de dentes retira um pouco dessas toxinas, mas só raspar a língua – esse hábito tradicional da Ayurveda, sistema médico indiano – é eficaz para retirar totalmente e evitar que as toxinas voltem para nosso corpo através da ingestão de alimentos ou líquidos. É por isso que nós somos apaixonadas pelo ritual!
Benefícios de raspar a língua
Como usar um raspador de língua?
Todos os dias pela manhã, antes mesmo de beber água, segure o raspador pelas duas alças e coloque a curva maior no fundo da língua.
Aplicando uma leve pressão, puxe de trás para a frente.
Lave o raspador com água e repita o processo se achar que precisa.
Raspador de cobre e de aço: qual é a diferença?
Os raspadores de língua de cobre e aço inoxidável têm a mesma função e removem as bactérias da língua de maneira eficiente. A diferença entre ambos está na manutenção, ok?
O de cobre é a versão mais tradicional, utilizada há milhares de anos. Ele é naturalmente antibacteriano e, por isso, após usar, basta passar o raspador em água corrente para limpá-lo. Esse material tende a ficar escurinho com o uso, por conta da oxidação (tipo a prata!), mas isso é completamente normal. Ele volta a ficar novinho e brilhante ao passar um pouco de suco de limão com uma esponjinha.
Já o raspador de aço inoxidável não é naturalmente antibacteriano. Por isso, é necessário lavá-lo com água e sabão após o uso para higienizar. O aço não escurece e sua aparência se mantém igual independente do uso!
Se bem cuidado, o raspador pode durar a vida toda. Isso porque ele é feito 100% de metal (cobre ou aço inoxidável), materiais com alta durabilidade.
Pode experimentar – a gente jura que é um caminho (saudável!) sem volta :)