Receitas para cada dosha: Ayurveda na prática

fevereiro 01, 2020

Por Arantxa Morales

Você já viu que falamos sobre os doshas da Ayurveda por aqui, né? E como a gente sabe que a alimentação é fundamental pra tratarmos qualquer desequilíbrio que esteja presente na nossa vida, separamos 3 receitas deliciosas e direcionadas para cada dosha. Descubra qual a sua!

 

VATA

A marca do dosha Vata é a irregularidade. Para uma digestão que tem dias bons e ruins e um intestino com grande tendência a ressecamento e gases, o mais indicado é uma alimentação pastosa. As especiarias mais quentes como cúrcuma e pimenta trazem calor ao frio predominante desse dosha.

Creme de cenoura

Creme de cenoura

INGREDIENTES

6 cenouras sem casca cortadas em pedaços grandes
1 alho-poró pequeno cortado no meio
1 pedaço (3 cm) de gengibre ralado
1/2 colher pequena de cominho
1 colher pequena de sementes de erva doce
1 colher pequena de cúrcuma
1 pitada de pimenta negra
2 colheres de sopa de azeite de oliva
Sal rosa a gosto
Água quente (suficiente para cobrir as verduras)

MODO DE FAZER

Assar o alho-poró (180º, por 25 minutos) e reservar.

Em uma panela, esquentar o gengibre no azeite em fogo lento, por mais ou menos 1 minuto, e adicionar as especiarias aos poucos até dourá-las (lembre-se: primeiro adicione as sementes e depois o pó). Acrescentar as cenouras e mexer até que estejam douradas e misturadas com os temperos. Cobrir esses ingredientes com água fervente e tampar a panela por 25 minutos, em fogo baixo. Após esse tempo de cozimento, incluir sal e alho-poró assado e bater até formar um creme homogêneo. Deixar repousar durante 10 minutos e servir com 1 fio de azeite.

 

KAPHA

Os Kaphas são tidos como aqueles que têm pouquíssima flexibilidade na hora de se alimentar. O Agni (fogo digestivo) baixo e os atributos frio e pesado os fazem reter além do necessário do que é ingerido.

A alimentação para esse dosha deve ser leve, seca e quente para contrariar seus atributos naturais pesado, úmido e frio. Sendo assim, uma alimentação mais cozida e assada com especiarias picantes é super aconselhável!

Crepe de trigo sarraceno

Crepe de trigo sarraceno

INGREDIENTES

1 xícara de trigo sarraceno
1/2 xícara de leite vegetal
1/4 xícara de beterraba crua ralada
1 colher de sopa d e farinha de linhaça ou chia
1 pitada de sal
1 mini colher de agave
Canela e gengibre seco a gosto

MODO DE FAZER

Triturar os ingredientes e colocar tudo em uma frigideira - e pronto! Você pode regular a consistência dessa massa com um pouquinho de água (inclusive a da beterraba ralada se sobrar!) caso tenha ficado muito grossa. Tudo depende do tamanho da sua frigideira e da consistência que você escolher, mas em média essa receita rende 2 porções. E por cima, algumas ideias: sementes de papoula, folhinhas verdes aromáticas ou amêndoas laminadas no forno com cúrcuma podem ser um toque final.

 

PITTA

A marca desse dosha é o metabolismo mais rápido, gerando calor e queimando mais energia do que os outros dois para viver. Sendo assim, a alimentação para os Pittas deve ser pesada para saciar a fome e refrescante para equilibrar o excesso de calor. 

A receita de iogurte de coco da @bruna.cava é ideal para refrescar, acalmar e equilibrar esse dosha. Afinal, o coco (e seus derivados, claro) tem uma energia mais fria que refresca, além de ser denso e mais pesado, ajudando a literalmente ”baixar” essa intensidade de Pitta. Combinar essa receita com sementes - energia do elemento éter: mais sutil – e flores (comestíveis e seguras, tá?) também pode ser uma super ideia!

Iogurte de coco

Iogurte de coco 

INGREDIENTES

Leite de coco (já conhece o nosso?) com o maior nível de gordura possível
Para cada ½ litro, 1 cápsula de probiótico

MODO DE FAZER

Misture tudo em um recipiente de vidro em temperatura ambiente. Tampe este recipiente com um pano limpo e poroso e deixe-o descansar por 24 horas. No dia seguinte a mistura, certamente, estará um pouco líquida; repita o processo e deixe descansando por mais 24 horas. No segundo dia, a consistência estará mais parecida com a de iogurte, mas se você quiser, pode repetir o processo para chegar na consistência ideal para você! 


Deixe um comentário


Leia também

Como aumentar a imunidade
Como aumentar a imunidade: entenda mais sobre sua saúde!

março 30, 2021

Um guia de hábitos para te ajudar a fortalecer seu sistema imunológico

Leia também
Entenda porque o óleo de coco é tão eficaz para hidratar o cabelo
Entenda porque o óleo de coco é tão eficaz para hidratar o cabelo

janeiro 21, 2021

O óleo de coco brilha no quesito hidratação dos cabelos. Vem ver!
Leia também
Receita: Bolo de Coco vegano
Receita: Bolo de Coco vegano

janeiro 15, 2021

Estamos vidradas nesse ingrediente que é a cara do verão e faz tão bem pra saúde: o coco!
Leia também

Liquid error: Could not find asset snippets/replybox.liquid