Por Laura Loyola
Segundo a Ayurveda, ciência indiana que tem mais de 5.000 anos, os doshas são diferentes combinações entre os elementos água, ar, éter, fogo e terra – que se denominam como Vata, Pitta e Kapha e estão presentes dentro de nós. A gente já falou muito no nosso Insta sobre como identificar em você as características de cada dosha e entender qual é o predominante.
E a gente curte tanto esse assunto que, depois do café da manhã e do almoço, chamamos a super Tatiane Pinheiro, terapeuta ayurvédica e nossa expert, pra ensinar também as receitas de jantar para cada dosha. Confira cada uma delas a seguir!
VATA
A marca do dosha Vata é a irregularidade. Para uma digestão, que tem dias bons e ruins, e um intestino com grande tendência a ressecamento e gases, o mais indicado é uma alimentação pastosa. As especiarias mais quentes como cúrcuma e pimenta trazem calor ao frio predominante desse dosha.
O jantar sempre deve ser cozido e preferencialmente cremoso, para não agitar e ajudar a dormir. As sopas são ótimas para os Vatas. Em climas quentes, valem sopas mais mornas ou acompanhadas de legumes assados ou grelhados em temperatura ambiente, como o tofu grelhado.
Creme de batata
INGREDIENTES
Óleo de gergelim
Alho-poró
Batatas
Gergelim
Cominho
Cúrcuma
Pimenta-do-reino branca em pó
Noz-moscada
Tofu firme
Azeite
Sal
MODO DE FAZER
Refogar o alho poró em um pouco de óleo de gergelim, acrescentar as batatas cruas picadas e sem casca, gergelim, cominho, cúrcuma, pimenta do-reino-branca em pó, uma pitada generosa de noz-moscada (é ótimo para consumir à noite, ajuda a desacelerar). Dica importante: refogar bem a batata nos temperinhos antes de colocar a água dá um sabor mais especial. Acrescentar água para cobrir, cozinhar até as batatas amolecerem e bater no mixer. Na montagem do prato, adicionar o tofu firme cortado em cubinhos e grelhado no azeite e sal.
PITTA
A marca desse dosha é o metabolismo acelerado, gerando calor e queimando mais energia do que os outros dois doshas para viver. Sendo assim, a alimentação para os Pittas deve ser pesada para saciar a fome e refrescante para equilibrar o excesso de calor.
Os Pittas podem quase tudo no jantar. Jantando cedo, quem tem esse dosha predominante pode comer um bom prato – de macarrão, por exemplo – e já terá digerido antes de ir dormir.
Macarrão com cogumelos
INGREDIENTES
Macarrão
Sal
Azeite
Cogumelos frescos
Semente de coentro em pó
Semente de cominho em pó
Folhas de louro
Folhas de coentro ou manjericão frescas
MODO DE FAZER
Cozinhe o macarrão de sua preferência em água e sal. Refogue em um pouco de azeite os cogumelos frescos, a semente de coentro em pó, a semente de cominho em pó e as folhas de louro. Adicione o macarrão e refogue junto para incorporar o sabor. Finalize com folhas de coentro ou manjericão frescas.
KAPHA
Os Kaphas são tidos como aqueles que têm pouquíssima flexibilidade na hora de se alimentar. O Agni (fogo digestivo) baixo e os atributos frio e pesado os fazem reter além do necessário do que é ingerido.
A alimentação para esse dosha deve ser leve, seca e quente para contrariar seus atributos naturais pesado, úmido e frio. Sendo assim, uma alimentação mais cozida e assada com especiarias picantes é super aconselhável!
Esse caldinho picante alimenta sem pesar, ideal para os Kaphas no período da noite. A estrela é o broto de feijão Moyashi, que tem sabor adstringente.
Caldo de moyashi
INGREDIENTES
Broto de feijão Moyashi
Cenoura
Acelga
Cebola
Alho
Gergelim torrado
Gengibre
Óleo de gergelim
Cebolinha
MODO DE FAZER
Separar um punhado generoso do broto, da cenoura sem casca fatiada em rodelas finas, um punhado generoso de acelga em fatias grosseiras, o gergelim torrado e uma rodela generosa de gengibre sem casca picadinho.
Refogue no óleo de gergelim a cebola e o alho a gosto, o gergelim torrado e uma rodela generosa de gengibre sem casca picadinho. Adicionar os demais ingredientes e água o suficiente para cobrir e cozinhar em fogo baixo semi tampado, até que os legumes estejam macios. É um processo bem rápido. Na montagem, adicionar cebolinha fresca.
Um guia de hábitos para te ajudar a fortalecer seu sistema imunológico