Por Nicole Vendramini
A co-fundadora da Holistix, Nicole Vendramini, conta tudo sobre como descobriu o raspador de língua, um dos carros chefes da Holistix
Nos dias seguintes, intrigada, percebi que a minha língua era, na verdade, bem esbranquiçada. Será que algo não ia muito bem por ali? Seria possível aquele médico pudesse ver coisas tão concretas sobre a minha saúde apenas com essa olhadinha? Passei um tempo refletindo, mas, esse acabou sendo mais um daqueles pensamentos que vêm e vão e, além de dar uma escovadinha na língua antes de dormir, deixei essa potencial obsessão ir embora.
Corta para 15 anos depois.
Há muito tempo a Ayurveda, ciência que estuda a vida há mais de 5 mil anos, instigava a minha curiosidade. Mas, apenas depois de penar muito para resolver problemas de digestão, imunidade e falta de energia através de métodos tradicionais, senti que uma análise menos ocidental do meu corpo, mente e rotina poderia me ajudar. Então, comecei a estudar nutrição ayurvédica e bioenergética do alimento.
Foi batata! Além de tratar a causa raiz dos meus sintomas de um jeito natural e eficaz, realmente passei a ver a minha saúde (e todo o resto da minha vida) com outros olhos.
Logo no meu primeiro dia de aula entendi o que aquele médico do começo do texto estava procurando. Para muitas culturas e sistemas médicos orientais, especialmente a Medicina Tradicional Chinesa, a saúde da nossa língua é o reflexo da nossa saúde como um todo. E, mais! É justamente nesse órgão onde começa a ser feita a nossa digestão, chave mestra para a estabilidade da nossa saúde de acordo com a Ayurveda.
E, o que isso tem a ver com a capinha branca que se forma em cima da língua? Bem, tudo! Durante o sono é quando eliminamos grande parte das toxinas presentes no corpo e é pela língua que elas saem enquanto dormimos. Ela pode interferir na percepção dos sabores, que também são importantes para o processo digestivo segundo a Ayurveda, e, também nos sinais relacionados a informação nutricional dos alimentos que são enviados ao nosso cérebro. Além disso, as enzimas que existem na boca, responsáveis por dar início a digestão, também não conseguem fazer seu trabalho 100% em contato com essas toxinas.
Ah, não podemos deixar de mencionar o bafinho matinal, que tem uma melhora significativa quando passamos a remover a camada esbranquiçada da língua diariamente. Já se fala até sobre uma relação entre língua e a nossa imunidade, sabia?
A escovação por si só não dá conta de retirar toda a acamada esbranquiçada da boca porque é preciso arrastar essa galera pra fora. E, já que o corpo faz todo esse esforço para expulsar essas toxinas, nada mais lógico que tirarmos tudo do caminho de vez, não?
E é aí que entra a nossa indicação, um hábito simples que dura 10 segundinhos e pode ser feito todas as manhãs: raspar a língua. Por isso, um dos carros chefes da Holistix é o raspador de língua feito 100% de cobre, que possui propriedades antibactericidas cientificamente reconhecidas, além de ser natural.
Ah! Se você ainda não parou esse texto para correr para a frente do espelho e olhar a sua língua, agora é a hora!
Referências científicas: se quiser ler mais sobre o assunto, separamos estes artigos que falam sobre os efeitos de raspar a língua relacionados às doenças periodontais, percepção de sabor, além de comparativos entre a limpeza com escova e com raspador e também sobre o efeito antibacteriano do cobre.
Um guia de hábitos para te ajudar a fortalecer seu sistema imunológico