Por Nicole Vendramini
Sabia que pouco adianta se livrar da retenção de líquidos se as células do seu corpo continuarem inflamadas? Te explicamos mais sobre o assunto aqui
A gente vê muita gente que se queixa do inchaço – que é, sim, muito chato e incômodo – e busca inúmeras medidas para se livrar dele. Muitas dessas pessoas sabem que o problema pode ser a pontinha do iceberg de algo maior que está dentro do nosso corpo: a inflamação. O que não é considerado, entretanto, é que é mais fácil olhar para e tratar essa inflamação e, então, ver a sua saúde melhorar de modo geral, que continuar encarando tratamentos que prometem recuperações imediatas.
A inflamação é a causa raiz de outras doenças, como as autoimunes, cardiovasculares, articulares, dermatológicas e celíacas. Mas, não é nenhum bicho de sete cabeças. Assim como a febre, é um mecanismo natural do corpo para avisar que algo está errado. Mas, aqui queremos falar sobre um quadro geral que estamos vivendo atualmente: uma inflamação crônica que se deve a uma rotina atribulada, ao desequilíbrio alimentar e ao estresse. Fala sério: tem alguém aí que vive a correria de uma cidade grande, como São Paulo, e se sente em pleno equilíbrio?
De acordo com a Ayurveda, a inflamação é representada por um fogo no corpo e, normalmente, é na nossa flora intestinal que o fósforo acende. De fato, essa região é chave: mais de dois terços dos nossos linfócitos (células de defesa do organismo) são encontrados no revestimento do intestino delgado. Sendo assim, a saúde desse órgão tem impacto direto na saúde de todo o nosso corpo devido à capacidade de absorção de nutrientes. É ele quem regula nossa resposta imunológica, sono, humor, metabolismo, resistência a alergias e dermatites, etc.
Outro ponto importante é a relação entre flora intestinal e o cérebro. Sim, a sua saúde emocional está diretamente ligada à digestão. É por isso que uma pessoa muito estressada pode ter gastrite, prisão de ventre, úlcera e outros problemas do tipo. Da mesma maneira, se comermos bem e mantermos um contexto saudável em todos os âmbitos, ajudamos o nosso intestino e, logo, o nosso cérebro a funcionarem melhor – memória, atenção e disposição mental estão associadas à saúde do intestino.
ENTENDENDO O PROBLEMA
Mas, como detectar fatores diretamente relacionados à inflamação do corpo e evitá-los? A gente te ajuda:
DAQUI PRA FRENTE...
Ok, entendido. Então o que fazer para cuidar da inflamação do corpo? Nossa holischica e expert em saúde e nutrição ayurvédica Nicole Vendramini dá o caminho das pedras:
Que tal colocar, aos poucos, essas dicas em prática? Depois conta pra gente como a sua vida mudou.