Intestino preso: quem nunca?

março 05, 2020

Fazer cocô é o nosso detox mais importante!
Dá pra acreditar que cocô ainda é tabu? Pois bem: precisamos falar sobre isso! Porque ele pode ser um sinal de que o seu corpo está funcionando bem – ou não. A frequência e o aspecto do seu cocô podem dizer muito sobre a sua saúde! Por isso, nossa holischica Nicole embarcou em um desafio montado pela Tati Ayurveda, que é superexpert no tema e obcecada por cocô, de 7 dias e uma combinação de hábitos: alimentação, exercício físico/movimento e rotina/horários. A gente contou tudo lá nos destaques do nosso insta, maaaas temos um resumo bom a seguir. Vem!

Primeiro de tudo:
Evacuar de 1 a 3 vezes/dia é visto como o saudável e "normal" biologicamente falando. A tríade água + fibras + exercício é BÁ-SI-CA aqui. Mas, se assim como para Nicole, não é o suficiente pra você, a visão da Ayurveda pode ajudar. Ela dá uma importância brutal na digestão – premissa pra saúde! – e consegue olhar para o indivíduo de um jeito mais “personalizado”, identificando o desequilíbrio atual e seu dosha (esse "tipo" que é definido por uma combinação de coisas na medicina indiana).  

O DESAFIO

A Ni apresentava um desequilíbrio do dosha Vata (que é o mais comum nas pessoas com problemas de constipação). Horários variados, estresse e excesso de atividades encavaladas imperam na rotina dela. Então a Tati sugeriu um desafio baseado em alguns pilares:

Horários & Atividades: A CHAVE do desafio
 - Priorizar MESMO: retirar da frente tarefas que seriam legais de fazer, mas tomam tempo e não são fundamentais;

- Abrir espaço para o corpo sair do estado de “perigo” que o estresse causa, travando tudo: digestão, movimentos naturais do intestino, etc.

 

Plantinhas amigas para tonificar a digestão:

- Chás (principalmente erva-doce) o dia todo, parando apenas 1h antes da refeição;
- Especiarias em todas as preparações: a cúrcuma aqui é estrela, superaliada da digestão. O cardamomo, o gengibre e a canela também ajudam nesse processo e podem ser consumidos separados ou em um mix completo, que potencializa os efeitos de cada ingrediente.

Menos refeições ao longo do dia:

- É importante deixar o corpo fazer o trabalho completo de digestão antes da refeição seguinte, então o sentimento de fome (real, física!) foi o que guiou o processo;
- Quantidade é importante: comer menos vezes não significa comer menos. A dica foi comer quantidades maiores (porém respeitando sempre a sensação de saciedade e fome real), principalmente no almoço, e dar um sossego pra digestão no café da manhã e jantar com refeições mais leves.

Texturas úmidas, oleosas e cremosas:

- Água morna + óleos naturais (de coco, por exemplo) para soltar o que poderia estar ressecado por dentro. A quantidade e o tipo de óleo depende do Dosha da pessoa e seu Agni, poder digestivo;
- A ingestão de fibras é importante, mas o corpo precisa estar preparado para digeri-las para que tenham efeito. No caso do desequilíbrio da Nicole, priorizar alimentos cozidos e evitar (MESMO!) alimentos crus foi a chave para recuperar sua capacidade de digestão, premissa para qualquer processo;
- Café da manhã e jantar super fáceis de digerir: Golden Mix com leite vegetal morno e sopas cremosas, nutritivas, consumidas com bastante azeite e especiarias à noite são o respiro que o nosso corpo (muitas vezes!) precisa!

FINALMENTE, O RESULTADO

Organização é TUDO
“Eu não teria conseguido fazer nada sem os registros diários do que estava rolando. Só assim consegui ver a real evolução e fazer relações entre o que eu fazia, comia e o resultado no banheiro”. A Nicole usou o planner semanal Holistix (baixe grátis aqui) pra isso. 

“E foi BEM mais prático do que eu imaginei. Mais do que minha alimentação normal, inclusive. Como preparava os legumes de uma vez a cada 2 ou 3 dias, a verdade é que eu ganhei tempo. E o Golden Mix foi mega curinga: no café da manhã (no leite vegetal ou vitaminas) e como tempero das sopas e purês - que estavam em to-das as refeições", conta Nicole. 


Melhoria da digestão como um todo

Ni se sentiu muito mais leve na hora de dormir e teve um sono de muita qualidade. “Eu não ia dormir pesada de comida e acordava mais disposta pra fazer yoga mesmo sem comer nada antes. E ficar só nos líquidos de manhã fez muita diferença na digestão pós-almoço, que sempre foi complicada”.

Projeto pra vida toda: o efeito não é imediato e é preciso mantener

“Demorei uns 3 dias pra sentir alguma diferença na minha evacuação e em 1 final de semana que saí da rotina, voltei à estaca zero, então precisei começar tudo de novo. Mas também entendi que depois de anos dando trabalho pro meu corpo, vou precisar de muuuita consistência pra resolver minha constipação de vez”.

A lição que fica pra gente aqui é: precisamos olhar para o cocô e sim, constipação tem jeito! Consciência é o primeiro passo pra chegar lá! Curtiu o nosso conteúdo? Na sexta-feira, 6, tem live no insta com a Tati falando sobre o desafio do cocô! Vai lá! 
 

Importante: essa pauta foi desenvolvida por um especialista de acordo com as necessidades individuais da Nicole, ou seja, não é válido para todos. Esse conteúdo foi desenvolvido para informar, inspirar e compartilhar uma experiência real, mas antes de seguir qualquer pauta, consulte um especialista de sua confiança.

 


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